APCD

Tudo começou por volta de 1957 de um bate papo entre os colegas Drs. Francisco José da Costa Rangel e Delcio Pasin que sentiram a necessidade de uma entidade que aglutinasse os cirurgiões-dentistas em suas atividades cientificas, culturais e esportivas. Após reuniões realizadas em São Paulo, finalmente, em 16 de maio de 1958, em Assembléia Geral foi fundada a APCD – Regional de São José dos Campos. Seu Primeiro Presidente: Dr. Francisco José da Costa Rangel.

Nesta ocasião não tínhamos sede própria e as reuniões e palestras aconteciam no Colégio Olavo Bilac. Era um pequeno grupo porém com um único ideal: aprimorar os estudos odontológicos e confraternizar a classe, ideal este que tem se mantido até nossos dias, sendo o principal sustentáculo da associação.

Nestes 50 anos a APCD – São José dos Campos tem sido o palco de grandes eventos científicos, festivos e sociais de hoje, com mais de 900 associados, é o principal ponto de convergência dos cirurgiões-dentistas da região que englobava cirurgiões-dentistas da região que englobava também as cidades de Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela, além do Núcleo de Caçapava.

SUA SEDE

Desde sua fundação o principal anseio da entidade foi por uma sede própria o que, pelo pequeno número de associados não era possível. Funcionava então no consultório de cada presidente. Em 1969, por iniciativa do então presidente, Dr. Celson José Manfredini, alugou-se uma sala com telefone e secretária: a APCD de São José dos Campos começou a caminhar com suas próprias pernas.

O sonho da sede própria só começou com tudo a se concretizar em 1974 quando, sob a gestão do colega Dr. Aldari Raimundo Figueiredo foi assumido o desafio da aquisição de uma sala no Market Center, aprovada em assembléia no dia 29 de junho daquele ano. Foi um período de grandes dificuldades: com arrecadação baixa devido ao pequeno número de associados e frustradas tentativas de arrecadação através de rifas, a dívida foi transferida à gestão seguinte, do Dr. Heichi Shinozaki. Foi feita então uma comissão que conscientizou os colegas a ratearem a dívida. Só assim foi possível a conquista de nossa primeira sede própria.

Com o passar do tempo e com o aumento do quadro associativo, a sede no Market Center tornou-se pequena e insuficiente. Por interveniência do colega e ex-presidente da APCD, Dr. Carlos Sebbe Petrelluzzi junto à prefeitura, foi conseguida a doação de um terreno no Jardim das Indústrias, onde iniciou-se a construção da atual sede cuja primeira etapa foi inaugurada em 30 de outubro de 1990 na gestão do colega Dr. Vicente de Paula Prisco da Cunha.

APCD

São José dos Campos dispõe hoje de sede própria, instalada em um terreno de 4.100 metros quadrados, com amplo espaço de estacionamento, três auditórios com 20, 40 e 80 assentos equipados com o que há de mais moderno em climatização, sonorização, recursos de vídeo e informática, duas clínicas com 24 equipamentos, dois aparelhos de Raio X, sala de recepção com acesso para a secretaria e auditórios e um amplo salão social.

EAP (Escola de aperfeiçoamento profissional)

Desde sua fundação a prioridade número um da APCD – Regional de São José dos Campos tem sido o aprimoramento profissional. Em toda sua história, incontáveis foram os cursos, palestras e encontros realizados. Inicialmente estes eventos eram organizados pela própria diretoria executiva. Com o aumento no número de científicos. Em 1983, preocupado com isto, o então presidente, Dr. Alvaro Siqueira Vantine criou um primeiro embrião do que passaria posteriormente a ser a EAP, viabilizada definitivamente na gestão do Dr. Newton Roberto Ribeiro (91/92), com a montagem da clínica na nova sede. Hoje a EAP, com diretoria e orçamento próprios, registrada no CROSP, CFO e MEC, equipada com 24 consultórios, mantém cursos permanentes de aperfeiçoamento, atualização e pós-graduação nas diversas especialidades da odontologia, com atendimento permanente à população menos favorecida, também realizado por alunos das Faculdades de Odontologia em suas atividades extra-murais.

PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA

Além do atendimento gratuito mantido permanentemente na EAP, a APCD – Regional de São José dos Campos prioriza duas grandes atividades de cunho social e comunitário: O programa "Sorria São José", realizado em nossas dependências onde, a cada ano mais de duas mil crianças, em meio a grandes festividades, recebem atendimento odontológico preventivo enquanto os adultos são orientados sobre prevenção do câncer bucal e o programa “Adote um Sorriso” onde mais de 150 cirurgiões-dentistas voluntários atendem a custo zero em seus próprios consultórios crianças até 15 anos de idade em todas as especialidades da Odontologia.

PROJETOS

SORRIA SÃO JOSÉ

A Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD) de São José dos Campos realiza todo ano, o "Sorria São José", com atendimento gratuito a mais de duas mil crianças. Participaram das atividades voluntárias, alunos e professores do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap, além da Prefeitura de São José dos Campos, Unesp e cirurgiões dentistas associados. Em ritmo de brincadeira os profissionais da saúde bucal ensinam aos pais e crianças quais os movimentos corretos.

PROJETO ADOTE UM SORRISO

É melhor dar do que receber. Os que participam do Projeto Adote um Sorriso têm sentido essa alegria em seus corações. Venha você participar desse time, e alegre novos corações. Os associados podem contemplar o Painel do adote um Sorriso de alguns voluntários do Projeto na Secretária da APCD. "Obrigado aos Doutores (as) pelo brilhante trabalho executado e também por trazer alegria a tantos corações".além da Prefeitura de São José dos CAMPOS.

DIRETORIA TRIÊNIO 2020/2023

  • Presidente: Carlos Henrique Spinosa Bernardes
  • 1º Vice Presidente: Regina Célia Vieira Marcondes Morais
  • Tesoureiro Geral: André Scarpel Contini
  • 1º Secretária: Camila Teixeira Hardt

SEUS PRESIDENTES

Homenagem aos ex-presidentes realizada em junho/2003

  • Dr. Francisco José da Costa Rangel (1958)
  • Dr. Hed Arruda Camargo (1959/60, 1961/62 e 1965/66)
  • Dr. Roberto Antônio Nicodemo (1963/64)
  • Dr. Benedito de Sousa Filho (1967/68)
  • Dr. Celson José Manfredini (1969/70)
  • Dr. Pedro Manoel Dellias (1971/72)
  • Dr. Aldari Raimundo Figueiredo (1973/74)
  • Dr. Heichi Shinozaki (1975/76)
  • Dr. Ary Cardoso Terra (1977/78)
  • Dr. Carlos Sebbe Petrilluzzi (1979/80 e 1981/82)
  • Dr. Alvaro Siqueira Vantine (1983/84)
  • Dr. José Benedicto de Mello (1985/86)
  • Dr. Vicente de Paula Prisco da Cunha (1987/88 e 1989/90)
  • Dr. Newton Roberto Ribeiro (1991/92 e 1996/98)
  • Dr. Paulo Ivo Vantine (1993/94)
  • Dr. Francisco Sávio França Labinas (1995/96)
  • Dr. Fernando Paraíso Sério (1998/00 e 2000/02)
  • Dr. Edmilson Urizzi (2002/04 e 2004/06)
  • Dr. Wilson G. Naressi (2006/08)
  • Presidentes Interinos:
  • Dr. Gerson Munhoz dos Santos (19-03-71 a 14–06-71)

Assine nossa newsletter